Programa Justiça no Bairro entrega títulos de propriedade em Cerro Azul

Legenda

PROGRAMA JUSTIÇA NO BAIRRO ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE EM CERRO AZUL

Pequenos agricultores da zona rural de Cerro Azul regularizaram suas terras em julgamento de usucapião 

Pequenos proprietários rurais da cidade de Cerro Azul (PR) receberam o título de propriedade dos seus terrenos, no dia 22 de abril, através do programa Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).  O programa, que é coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, é desenvolvido em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT – Paraná), o SESC Cidadão, a Prefeitura Municipal de Cerro Azul, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Paraná  (Incra) e o Registro de Imóveis da Comarca de Cerro Azul. 

A iniciativa visa cumprir os objetivos delineados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a atuação da Justiça Itinerante nos termos da Resolução nº 460/2022-CNJ. Com o reconhecimento dos terrenos em Cerro Azul, fica regularizada a titularidade formal de propriedades rurais destinadas ao plantio de tangerina “ponkan”, as quais estão integradas as comunidades de agricultores da Comarca. 

A magistrada Vanessa Jamus Marchi foi a responsável pela condução e julgamento da ação de usucapião coletiva para regularizar os terrenos onde as tangerinas “ponkan” são cultivadas. A emissão dos documentos contou com o apoio do promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, do Ministério Público do Paraná, que acompanhou e atuou nas atividades de campo desenvolvidas, e de João Carlos Godoi, do Registro de Imóveis da Comarca de Cerro Azul. Os servidores do TJPR Alcides Antonio Adamante e Andreia Cristina Bestel de Moura e Costa atuaram na ação, assim como a advogada voluntária Elaine Oshima, que representou as famílias de agricultores. 

A entrega dos documentos de posse representa a continuidade de projeto pioneiro desenvolvido pelo programa Justiça no Bairro que, em 2011, beneficiou mais 80 famílias integrantes da comunidade de produtores rurais de Candói, na Comarca de Guarapuava. O procedimento judicial de usucapião coletivo em Candói propiciou a entrega do título formal das propriedades que antes eram objeto específico de posse pelos trabalhadores. Para o ano de 2025, estima-se que mais de cem famílias de produtores rurais poderão obter a regularização da titularidade de suas pequenas propriedades, consolidando sua cidadania e dignidade social. 

A apreciação jurisdicional de ação de usucapião de natureza coletiva em Cerro Azul está registrada nos autos nº 0001484-22.2023.8.16.0067.