Processos de Trabalho - GESPRIJUD
Processos de trabalho: por que é importante estruturar atividades e tarefas
Um dos grandes sonhos de quase todos(as) os(as) colaboradores(as) é a padronização de rotinas. Essa padronização se dá pela organização e uniformização da execução de atividades e de tarefas a partir de padrões de referência estabelecidos. A Corregedoria-Geral da Justiça atual em prol da orientação, correção e inspeção das atividades judiciais e, consequentemente, da estruturação dos processos de trabalho em Secretarias de Unidades Judiciárias de 1º grau de jurisdição.
Agora, você já parou para pensar sobre como é desafiador organizar e uniformizar todas as atividades e tarefas em um universo de, aproximadamente, 280 (duzentas e oitenta) Unidades Judiciárias estatizadas? Apesar de todas as dificuldades, impelidos pelo desejo de mudanças e melhorias, demos um grande passo com o GESPRIJUD. Identificamos os setores que existem em uma Secretaria e suas respectivas atribuições – assim como o próprio Sistema Projudi possui uma base setorizada, com suas diferentes abas. Mapeamos o maior número possível de atividades e de tarefas dentro de cada Setor. Construímos uma visão lógica de execução de cada uma delas.
Utilizamos esse recurso gerencial, de mapeamento e modelagem, como início à caminhada rumo ao entendimento sobre o modo como as Secretarias estão – ou poderiam estar – estruturadas, percebendo-se como as atividades e as tarefas podem – ou poderiam ser – aprimoradas. Diante do curtíssimo período de tempo para a realização do projeto, não ousamos elaborar um mapeamento completo e perfeito. Reconhecemos que ainda há muito trabalho pela frente e, por isso, contamos com o seu apoio!
Leia e analise com carinho os quadros que elaboramos; observe se é possível promover melhorias na sua Secretaria, ou no material oferecido. Escreva-nos (gesprijud@tjpr.jus.br)! Aproveite, colabore conosco e vamos construir juntos essa nova fase.