Dois novos desembargadores são empossados no TJPR

DOIS NOVOS DESEMBARGADORES SÃO EMPOSSADOS NO TJPR
Fabiane Pieruccini e Alberto Junior Veloso foram promovidos ao mais alto cargo da magistratura estadual
Em sessão solene realizada no Auditório Pleno, na segunda-feira (28/07), Fabiane Pieruccini e Alberto Junior Veloso tomaram posse como novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Os magistrados receberam as togas de seus familiares e prometeram cumprir suas funções com honra e retidão, seguindo a Constituição e as leis do país. A cerimônia foi transmitida no canal do TJPR no YouTube.
A presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, elogiou os empossados e falou sobre a responsabilidade inerente ao cargo. “É um momento de celebração para o desembargador Alberto Veloso e para a desembargadora Fabiane Pieruccini, que alcançam o ápice da carreira na magistratura estadual, e para todo o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que se fortalece com a chegada de magistrados de elevado saber jurídico e reconhecida integridade”, afirmou. “Sabemos que o novo cargo não é apenas a manifestação de autoridade intelectual, mas é principalmente uma grande responsabilidade, afinal, a sociedade paranaense deposita em cada um de seus desembargadores a confiança de que as suas causas serão julgadas com imparcialidade, celeridade e com inegociável senso de justiça”, complementou.
O desembargador Fernando Prazeres foi escolhido para dar as boas-vindas aos magistrados em nome dos desembargadores da Corte: “nosso Tribunal está em festa. Os dois vêm não só para somar aos nossos demais desembargadores, mas, sobretudo, para dignificar essa Casa de Justiça e abrilhantar, ainda mais, o que este Tribunal tem feito pela sociedade brasileira.”
Fabiane Pieruccini foi promovida à desembargadoria pelo critério de merecimento, em um cargo com inscrição exclusivamente feminina, cuja vaga decorre da aposentadoria do desembargador Luiz Mateus de Lima. “É com o coração inundado por alegria que recebo a honrosa missão de assumir o cargo de desembargadora. Ao longo de 30 anos dentro desta Casa, sendo quase 27 como magistrada, vivi intensamente cada etapa dessa caminhada e posso afirmar que, embora o tempo tenha passado, eu ainda me sinto com a mesma energia de quando comecei, cheia de sonhos e de perguntas”, discursou a magistrada.
Alberto Junior Veloso foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade, decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima. “Hoje eu recebi uma toga nova. Essa toga, certamente, vai representar a renovação da minha fé no Judiciário, a renovação do meu espírito e das minhas forças para continuar trabalhando com muito amor na profissão que escolhi, e de manter o meu desejo inegociável de que, muito além dos números, nós queremos qualidade”, ressaltou.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos, valorizaram a trajetória dos novos desembargadores.
“Tanto o Alberto quanto a Fabiane construíram uma história de trabalho, de dedicação, de amizade, de receber bem os jurisdicionados paranaenses. Saio daqui com a esperança renovada com a assunção dos dois ao Tribunal. Que Deus continue a abençoar essa caminhada e jornada de vocês”, disse Frederico Mendes Júnior.
“Essa Corte acolhe dois novos integrantes cuja trajetória engrandece a magistratura paranaense e reafirma os pilares que sustentam o nosso Poder Judiciário: mérito, compromisso e humanidade. Ambos com carreiras marcadas pela competência técnica e pela entrega na jurisdição como missão de vida”, reforçou o presidente da Amapar.
Currículos
Fabiane Pieruccini nasceu em Curitiba e cursou Direito na Universidade Federal do Paraná. Ingressou na carreira da magistratura em 1998, atuando inicialmente como juíza substituta na 33ª Seção Judiciária, com sede na comarca de Paranaguá. Como juíza de Direito, atuou nas comarcas de Clevelândia, Palotina e Curitiba. Em 2016, tornou-se juíza de Direito substituta em 2º grau. Exerceu a função de juíza auxiliar da Presidência do TJPR na gestão da cúpula diretiva do biênio 2021-2022. Desde 2022, atuava como juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Alberto Junior Veloso nasceu em Pinhalão, no Paraná. Cursou Direito na Faculdade de Direito do Norte Pioneiro de Jacarezinho e ingressou na carreira da magistratura como juiz substituto do TJPR em 1992, atuando na Seção Judiciária de Santo Antônio da Platina. Promovido ao cargo de juiz de Direito de entrância inicial, atuou nas comarcas de Ortigueira, Carlópolis e Congonhinhas. Promovido por merecimento para a comarca de entrância intermediária de Francisco Beltrão, atuou na Vara Criminal e Infância e Juventude. Foi promovido por merecimento para a comarca de Londrina em outubro de 1997, e, em maio de 1998, assumiu a 5ª Vara Cível, onde atuou por 27 anos.
Presenças
Compuseram o dispositivo de honra as seguintes autoridades: a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Alexandre Curi; o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges; a assessora-chefe executiva do gabinete da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Leila Mascarenhas; a juíza auxiliar do CNJ, Suzana Massako Hirama Loreto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares; o subprocurador-geral da Justiça para assuntos jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o defensor público Pedro Henrique Piro Martins; o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior; e o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos.